Redes Sociais

sábado, 28 de agosto de 2010

Bem-Estar à Mesa







Os alimentos são uma combinação de elementos químicos que produzem reações no nosso organismo. Tais reações contribuem para a produção e a secreção de determinados neurotransmissores, substâncias que transmitem os impulsos nervosos entre as células do corpo. Muitos desses neurotransmissores estão associados às emoções. A serotonina, por exemplo, contribui para o relaxamento e a melhora do sono. A digestão de proteínas fornece um aminoácido conhecido como tirosina, relacionado à produção de dopamina e adrenalina, neurotransmissores envolvidos com a motivação e o estado de alerta. Minerais como cálcio e selênio também favorecem o humor. Estudos mostraram que o cálcio pode ajudar a controlar e a reduzir a irritabilidade e o nervosismo em mulheres que sofrem de TPM (tensão pré-menstrual), e que pessoas com carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas. Por fim, pacientes depressivos apresentam melhora nos sintomas de depressão ao consumir doses regulares de ômega-3.

Os alimentos são, assim, a base material da vida física e mental. Se há algo certo a se dizer sobre a importância dos alimentos é que eles podem favorecer o bem-estar do corpo e da mente. Veja alguns exemplos:

Banana: Seu consumo diário ajuda a aumentar a produção de serotonina pelo cérebro, por isso contribui para o relaxamento muscular e para a melhora do sono.

Chocolate: o cacau contém teobromina, triptofano, feniletilamina e magnésio que colaboram no combate à depressão, e ajuda também a inibir a degradação da anandamida, substância envolvida no prolongamento da sensação de bem-estar. Quanto mais cacau e menos açúcar e gordura tiver o chocolate, mais benéficos são seus efeitos.

Alface: graças à lactucina, que é uma substância presente em seu talo, a alface funciona como calmante. Essa hortaliça também é rica em ácido fólico, cuja falta no organismo pode causar tristeza e fadiga.

Castanhas, Peixes e frutos do mar: são ricos em minerais como zinco e selênio, importantes para as atividades cerebrais, contribuindo para o combate ao cansaço mental e à ansiedade. Os frutos do mar também são ricos em ômega 3, que está associado á diminuição dos sintomas depressivos.

Espinafre: o potássio e o ácido fólico auxiliam na prevenção da depressão.

Laranja: rica em cálcio, a fruta é um relaxante muscular, essencial para combater o estresse. A laranja também é uma grande fonte de energia e previne a fadiga.

Ovos: contribui para o bom humor em função da presença de tiamina, ácido fólico e acetilcolina. A carência desses elementos pode causar apatia e ansiedade.

Mel: um forte aliado na produção de serotonina, associada à sensação de prazer e bem-estar.

Um comentário:

  1. O segredo mesmo é comer um pouco de tudo né !
    Acho que até guloseimas são bem vindas em pouca quantidade !
    Cada alimento como você mostrou tem suas propriedades ...vamos todos ficar loucos se ficarmos analisando tudo rs
    Beijo

    ResponderExcluir