Redes Sociais

terça-feira, 24 de agosto de 2010

De pneus a frigobar: mutirão retira lixo da Baía de Vitória

Pelo menos 200 garis participam. Somente nesta terça, 18 toneladas de lixo devem ser retiradas das águas da baía
Letícia Gonçalves - gazeta online

foto: Letícia Gonçalves

Pneu foi encontrado próximo ao antigo aquaviário, na Baía de Vitória. Veja galeria de fotos no final da matéria


Pneus, roupas, garrafas plásticas e até um frigobar foram encontrados na Baía de Vitória, na manhã desta terça-feira (24), durante o mutirão de limpeza realizado por mais de 200 garis. O trabalho foi feito pela prefeitura de Vitória em parceria com as prefeituras de Cariacica, Vila Velha e Serra.

Mesmo quem já participou da limpeza várias vezes ainda se surpreende. O gari Cleber dos Santos Serafim, 34 anos, conta que já encontrou de seringas a camas e que isso prejudica a imagem da cidade. "O turista vem aqui, caminha no calçadão e vê uma coisa dessa aí, fica até uma coisa chata porque 'queima' a imagem de quem mora no lugar".

Leia outras notícias no Minuto a Minuto

O secretário de Serviços Urbanos de Vitória, Romário de Castro, diz que o lixo acumulado se deve à própria população, que joga os mais variados objetos na água, tanto na capital como nos outros municípios.

"Pode ser de outros municípios, por isso estamos fazendo essa operação junto com os municípios da Grande Vitória porque tirando esse lixo lá em Cariacica, Vila Velha e Serra nós vamos evitar um volume. A gente sabe que a onda bate e ela vai jogando esse lixo até a baía de Vitória, o que nos causa muitos problemas", afirma.

Trabalho na maré baixa

A limpeza é feita quatro vezes por ano, em momentos em que a maré fica baixa. De acordo com o secretário a quantidade de lixo recolhida tem diminuído nos últimos anos. Em 2008 foram 144 toneladas, em 2009, 95 e a perspectiva é que sejam retiradas de 70 a 80 toneladas da baía neste ano.

Somente nesta terça, 18 toneladas de lixo devem ser retiradas das águas da baía até as 15h. O trabalho pode continuar ainda na manhã desta quarta-feira (25).

Quem quiser se livrar de algum móvel velho e for morador de Vitória pode acionar o Fala Vitória, pelo telefone 156 e solicitar o "papa móvel". As ligações podem ser feitas durante todos os dias da semana. O recolhimento é feito de segunda a sexta. O móvel é levado para o aterro sanitário de Resistência e, se estiver em bom estado de conservação, pode até ser doado para pessoas carentes.


Letícia Gonçalves. Limpeza da Baía de Vitória

2 comentários:

  1. Eu amo o meu Brasil e o povo brasileiro, mas lendo uma notícia dessas fico muito indignada. Êta povinho ignorante!Enquanto o povo for ignorante isso vai continuar acontecendo. Pena que parece não haver ninguém interessado em mudar esta situação. Há pouco tempo fiz um chamado no meu blog para melhorar a educação do brasileiro e o retorno foi ínfimo.
    abçs
    Atena

    ResponderExcluir
  2. Passo para retribuir a visita. A respeito deste post, acho que o que falta neste país é educação de base, a mais fundamental, aquela que vem do berço. Sujar o nossos mares, rios e canais é o mesmo que sujar a casa onde se vive. Somente com educação e com uma política de reciclagem é que se pode resolver esta questão.

    ResponderExcluir