Redes Sociais

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cidadania: doe sangue e medula óssea



Das 8 às 16 horas de hoje (19), a unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estará em Jardim da Penha. As pessoas interessadas em doar sangue ou fazer cadastro de medula óssea podem ir ao Sesi de Jardim da Penha, em Vitória.



Na Assembleia Legislativa, deputados trabalham em prol da causa. A parlamentar Luzia Toledo (PMDB) fez uma indicação ao Governo do Estado para criar a Campanha de Conscientização à Doação de Sangue. O objetivo é realizar ações e mobilizar os capixabas para o serviço voluntário.

Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto. Caso a pessoa já tenha almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois da refeição. No caso de homens que têm o hábito de doar, é recomendado fazer o procedimento de dois em dois meses. Para as mulheres, o intervalo é de três meses.

Quem optar por fazer o cadastro de medula óssea, deverá preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10 ml de sangue. Podem participar pessoas em bom estado de saúde e que tenham entre 18 e 55 anos.

Da Redação

Um comentário: